Radio Ao Vivo

MSG

DE TERÇA A SEXTA O ESPORTE COM LIGEIRINHO TEM ENCONTRO MARCADO NA PORTO BRASIL FM 88,7 OU NO WWWW.RADIO88FM.NET

NOTÍCIAS DO ESPORTE NA BAHIA, NO BRASIL E NO MUNDO.

PUBLICIDADE

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Pelé, 70 anos: um Rei que até marcava golos a dormir



Edson Arantes do Nascimento nasceu em Três Corações, Minas Gerais. Foi baptizado como Edison, o inventor da lâmpada. No seu registo, para além do «i» que não gosta de ver, vislumbra-se a data errada de nascimento. Pelé, ainda sem o ser, nasceu a 23 de Outubro de 1940, não a 21. Viria a ser o Rei do futebol. Recorde a sua história no Maisfutebol, na véspera do 70º aniversário.

A história do menino Edson dispersa-se por três espaços, um para cada coração da cidade natal. Pelé, que celebra neste sábado o seu 70º aniversário, passou os primeiros cinco anos em Minas Gerais, antes da mudança para Bauru. O seu pai, Dondinho, também jogava futebol e recebeu um convite que viria a mudar toda a vida da família.

Em 1945, Dondinho foi contactado pelo Lusitana FC, que lhe oferecia um lugar na equipa e um emprego em Bauru. Quando chegou à localidade, a família de Pelé percebeu que o clube mudara de direcção e nome. Os novos donos honraram meio compromisso, colocando o jogador na equipa, agora chamada Bauru AC. Trabalho, nem vê-lo. As dificuldades acompanharam a infância de Edson Arantes do Nascimento.

Edson, Dico, Bilé e Pelé

Edson, então conhecido na família como Dico, jogava futebol a cada oportunidade. Descalço, com bolas que já foram meias, fugindo da escola ou da rigidez da mãe, que percebera as incertezas inerentes à carreira de jogador.

Em pequeno, Pelé ia para a baliza e gritava Bilé, Bilé, então guarda-redes do Vasco de São Lourenço, equipa onde jogara seu pai, em Minas Gerais. Os amigos perceberam mal, ouviam Bilé e entendiam Pelé, ele não gostava nada mas colou. Nascia o fenómeno. Pelé começou a jogar por todo o lado, sempre e quando soasse um apito. Vestiu inúmeras camisolas na região, mas notabilizou-se no Bauru Atlético Clube. Fez o primeiro jogo oficial em 1953, então com 13 anos. Era um menino entre homens, um goleador que não mais parou de crescer.


Por Pedro Jorge da Cunha com Vítor Hugo Alvarenga






fotos arquivos

Nenhum comentário:

Postar um comentário