Radio Ao Vivo
MSG
NOTÍCIAS DO ESPORTE NA BAHIA, NO BRASIL E NO MUNDO.
PUBLICIDADE
sexta-feira, 25 de março de 2011
Atlético-MG, 103 anos: os 22 que
No dia 25 de março de 1908, 22 estudantes de Belo Horizonte se reuniram no coreto do Parque Municipal, no coração da capital mineira, para fundar o Clube Atlético Mineiro. A primeira sede do clube foi o porão da casa de um dos fundadores, e o primeiro campo tinha 70 metros de comprimento por 30 de largura, marcas bem inferiores às medidas oficiais.O jogo de estreia foi contra o Sport, também de Belo Horizonte, e o Athletico Mineiro Football Club, nome do clube na época, venceu por 3 a 0, com gols de Aníbal, Zeca e Mário. O Atlético-MG foi crescendo e ganhando popularidade e, em 1915, se tornou o primeiro campeão estadual em Minas Gerais.
Nesta sexta-feira, o Galo, apelido que só surgiu nos anos 1940, completa 103 anos de existência. É difícil pensar que aqueles 22 estudantes do Parque Municipal pudessem imaginar a grandeza do que estavam criando. Hoje, o clube tem o melhor centro de treinamentos do Brasil, é o maior vencedor do Campeonato Mineiro, com 40 títulos, e possui o que muitos chamam de seu maior patrimônio: uma legião de mais de cinco milhões de torcedores fanáticos.
Além dos 40 títulos do Campeonato Mineiro, o Galo se orgulha de ter sido o primeiro campeão do Campeonato Brasileiro, nos moldes como é disputado hoje. Em 1971, um gol de Dadá Maravilha sobre o Botafogo calou o Maracanã e deu ao Atlético-MG o título mais importante de sua história.
Em 1937, o Galo foi campeão dos campeões estaduais, ao vencer um quadrangular com Fluminense, Portuguesa e Rio Branco-ES. O clube também já conquistou duas copas Conmebol, em 1992 e 1997, além de vários torneios internacionais, como o tradicional Ramon de Carranza, na Espanha.
fonte globo.com Marco Antônio Astoni
Belo Horizonte
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário