Radio Ao Vivo
MSG
NOTÍCIAS DO ESPORTE NA BAHIA, NO BRASIL E NO MUNDO.
PUBLICIDADE
terça-feira, 19 de abril de 2011
Homenagens e esportes típicos no terceiro dia dos jogos indígenas Pataxó
Durante a cerimônia de abertura do terceiro dia de evento do XI jogos indígenas Pataxó de Coroa Vermelha, os índios fizeram um grande círculo com os anciões e lideres ao centro, e cantaram músicas em português e em Patxôhã, dialeto dos Pataxós, na arena de cerimônia localizada exatamente no local onde ocorreu a primeira missa de Páscoa do Brasil, em 26 de abril de 1500.Uma das canções entoadas pela guerreira representante da aldeia da Jaqueira, Nayara (vida em Patxôhã), dizia sobre a chegada das embarcações, além de reivindicação dos índios.
A música, “Treze mil anos de história”, em um pequeno treco diz o seguinte, “Muita lenda, muita glória, em nossa terra foi plantada. Cheagaam as embarcações, trazendo santos e ladrões. Trouxeram histórias bonitas, muitos presentes e fitas. Até um deus ofertaram. Outra alma e outra crença, um punhado de doenças. E nossas terras roubaram”, enquanto cantava a guerreira Nayara, e outros índios se emocionaram muito.“É muito difícil não me emocionar. Naquele momento lembrei as lutas que meu povo passou ao longo dos anos. Não foram poucas, e ainda não acabaram. As armas mudaram, mas as lutas ainda não”, disse a guerreira representante da tribo da Jaqueira.
Em seguida, iniciaram as provas de tiro com bodoque masculino, de tiro com zarabatana feminino e masculino, arremesso de tacape e corrida de maracá feminino, ao fim do dia mais duas disputas de futebol, feminino e masculino. Por mais um dia os turistas se encantaram com as cores vivas dos adereços usados pelos índios, como bolsas de pele de animais e seus Tymberos (cachimbos com uma mistura de fumo, alecrim, salva, imburana e capim aruanã), além é claro das representações culturais demonstradas.
Fonte Sulbahianews/João Paulo Cruz
Fotos Geovan Santos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário