Radio Ao Vivo

MSG

DE TERÇA A SEXTA O ESPORTE COM LIGEIRINHO TEM ENCONTRO MARCADO NA PORTO BRASIL FM 88,7 OU NO WWWW.RADIO88FM.NET

NOTÍCIAS DO ESPORTE NA BAHIA, NO BRASIL E NO MUNDO.

PUBLICIDADE

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

IX Pré Temporada para Árbitros é aberta em Salvador


Foi dada a largada, nesta quinta-feira (13), à nona Pré-Temporada para Árbitros de Futebol da Bahia. Um total de 45 profissionais, sendo 21 do quadro da CBF, 23 da FBF e 2 da FIFA, começaram a preparação visando as competições estaduais e nacionais de 2013.

Os trabalhos foram iniciados cedo, às 7h, com massagem preparatória feita pelo massoterapeuta Berivaldo Hermenegildo. Em seguida, todos os árbitros e assistentes foram para a pista do SESI/Simões Filho, onde realizaram testes físicos, sob coordenação do professor Og Robson de Menezes, presidente da Federação Bahiana de Atletismo.

Os profissionais foram submetidos a seis tiros de corrida de 40 metros, onde tinham que concluir em seis segundos, e 24 tiros de 150 metros em 30 segundos. O aproveitamento total foi de 93%, o que mostra o bom condicionamento físico dos árbitros baianos.

Dispensada das avaliações por já ter feito os testes pela FIFA, Daniela Coutinho Pinto detsacou a importância da pré-temporada. “É um aprimoramento de tudo o que foi estudado. Aqui na Bahia existe o mesmo nível de exames de todo o país. Executamos o mesmo conjunto de situações que é desenvolvido país afora”.

Na torcida pelos colegas, Coutinho ainda elogiou o desempenho do quadro. “Eu sou um exemplo de que todos os árbitros conseguem chegar à FIFA. Essa Geração de árbitros baianos está pronta para trabalhar em qualquer competição de futebol do mundo”.

O instrutor FIFA Milton Otaviano, que integrou o quadro internacional durante 14 anos, como assistente, revelou suas expectativas como docente da pré-temporada. “A expectativa é das melhores, espero ver mais baianos no quadro nacional. A CBF hoje em dia, observa a capacidade técnica, física e de raciocínio rápido dos donos do apito. A tendência é investir em jovens promessas, consequentemente, evoluir no quadro local”.

Já Belmiro da Silva, também instrutor FIFA e integrante da Comissão Estadual de Árbitros de Futebol da Bahia (Ceaf-BA), destacou a evolução da arbitragem com a realização destes eventos. “É muito importante. A arbitragem vem melhorando a cada dia, se aperfeiçoando.
O arbitro chega ao seu auge hoje com 24 anos, pois o treinamento é universal e ele está pronto mentalmente, psicologicamente e fisicamente. Antigamente, experiência só se via em árbitros com 30 a 35 anos”.

Após a série de avaliações, os participantes se deslocaram para o Hotel Sol Bahia, em Salvador, onde ficarão concentrados e assistirão às palestras. No local, o presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues, fez a abertura oficial da IX Pré-Temporada.

Ao lado do presidente da Ceaf-BA, Wilson Paim, o dirigente deu as boas vindas à primeira turma do curso. “Desejo sucesso a todos vocês. Tirem o melhor proveito com esses profissionais tão gabaritados que comandarão a Pré-Temporada. Se dediquem e sigam todos os pré-requisitos exigidos”.

O mandatário da entidade máxima do futebol estadual ainda anunciou uma novidade que, ao lado das pré-temporadas, contribuirão ainda mais para o crescimento da arbitragem baiana. “Temos intensificado conversas com a Federação Paulista e a CBF e, hoje, posso garantir que teremos a nossa Escola de Árbitros a partir de 2013. Serão um local onde formaremos novos profissionais e qualificaremos e reciclaremos o que já exercem a arbitragem”.

Em seguida á abertura oficial, o fisiologista Alexandre Dortas, proprietário da Clínica IMED, assumiu o comando e apresentou o modelo de avaliação física (peso, % de gordura, flexibilidade, força dos membros superiores e inferiores) e o projeto de monitoração física dos árbitros durante os jogos do Baianão 2013.

Após Dortas, foi a vez de Marta Aparecida Magalhães palestrar para os 45 árbitros. Psicóloga da Comissão Nacional de Arbitragem, da CBF, ela apresentou o tema “A psicologia do Esporte”. O objetivo do seu discurso foi contribuir para o melhor desempenho dos árbitros.

As atividades em sala de aula foram encerradas com Milton Otaviano. O instrutor apresentou a estrutura da arbitragem de futebol no mundo e sua correlação com a realidade brasileira.

O primeiro dia do evento foi concluído com uma aula de hidroginástica na piscina, sob o comando da professora Ismaile Patrícia Mignac.

Fonte  Yuri Barreto e Marcos Mendonça - Comunicação FBF 

Por Ligeirinho No Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário