
Foi dada a largada, nesta quinta-feira (13), à nona Pré-Temporada para
Árbitros de Futebol da Bahia. Um total de 45 profissionais, sendo 21 do
quadro da CBF, 23 da FBF e 2 da FIFA, começaram a preparação visando as
competições estaduais e nacionais de 2013.
Os trabalhos foram iniciados cedo, às 7h, com massagem preparatória feita pelo massoterapeuta Berivaldo Hermenegildo. Em seguida, todos os árbitros e assistentes foram para a pista do SESI/Simões Filho, onde realizaram testes físicos, sob coordenação do professor Og Robson de Menezes, presidente da Federação Bahiana de Atletismo.
Os trabalhos foram iniciados cedo, às 7h, com massagem preparatória feita pelo massoterapeuta Berivaldo Hermenegildo. Em seguida, todos os árbitros e assistentes foram para a pista do SESI/Simões Filho, onde realizaram testes físicos, sob coordenação do professor Og Robson de Menezes, presidente da Federação Bahiana de Atletismo.
Os profissionais foram submetidos a seis tiros de corrida de 40 metros, onde tinham que concluir em seis segundos, e 24 tiros de 150 metros em 30 segundos. O aproveitamento total foi de 93%, o que mostra o bom condicionamento físico dos árbitros baianos.
Dispensada das avaliações por já ter feito os testes pela FIFA, Daniela Coutinho Pinto detsacou a importância da pré-temporada. “É um aprimoramento de tudo o que foi estudado. Aqui na Bahia existe o mesmo nível de exames de todo o país. Executamos o mesmo conjunto de situações que é desenvolvido país afora”.
Na torcida pelos colegas, Coutinho ainda elogiou o desempenho do quadro. “Eu sou um exemplo de que todos os árbitros conseguem chegar à FIFA. Essa Geração de árbitros baianos está pronta para trabalhar em qualquer competição de futebol do mundo”.
O instrutor FIFA Milton Otaviano, que integrou o quadro internacional durante 14 anos, como assistente, revelou suas expectativas como docente da pré-temporada. “A expectativa é das melhores, espero ver mais baianos no quadro nacional. A CBF hoje em dia, observa a capacidade técnica, física e de raciocínio rápido dos donos do apito. A tendência é investir em jovens promessas, consequentemente, evoluir no quadro local”.
Já Belmiro da Silva, também instrutor FIFA e integrante da Comissão Estadual de Árbitros de Futebol da Bahia (Ceaf-BA), destacou a evolução da arbitragem com a realização destes eventos. “É muito importante. A arbitragem vem melhorando a cada dia, se aperfeiçoando.
O arbitro chega ao seu auge hoje com 24 anos, pois o treinamento é universal e ele está pronto mentalmente, psicologicamente e fisicamente. Antigamente, experiência só se via em árbitros com 30 a 35 anos”.
Após a série de avaliações, os participantes se deslocaram para o Hotel Sol Bahia, em Salvador, onde ficarão concentrados e assistirão às palestras. No local, o presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues, fez a abertura oficial da IX Pré-Temporada.
Ao lado do presidente da Ceaf-BA, Wilson Paim, o dirigente deu as boas vindas à primeira turma do curso. “Desejo sucesso a todos vocês. Tirem o melhor proveito com esses profissionais tão gabaritados que comandarão a Pré-Temporada. Se dediquem e sigam todos os pré-requisitos exigidos”.
O mandatário da entidade máxima do futebol estadual ainda anunciou uma novidade que, ao lado das pré-temporadas, contribuirão ainda mais para o crescimento da arbitragem baiana. “Temos intensificado conversas com a Federação Paulista e a CBF e, hoje, posso garantir que teremos a nossa Escola de Árbitros a partir de 2013. Serão um local onde formaremos novos profissionais e qualificaremos e reciclaremos o que já exercem a arbitragem”.
Em seguida á abertura oficial, o fisiologista Alexandre Dortas, proprietário da Clínica IMED, assumiu o comando e apresentou o modelo de avaliação física (peso, % de gordura, flexibilidade, força dos membros superiores e inferiores) e o projeto de monitoração física dos árbitros durante os jogos do Baianão 2013.
Após Dortas, foi a vez de Marta Aparecida Magalhães palestrar para os 45 árbitros. Psicóloga da Comissão Nacional de Arbitragem, da CBF, ela apresentou o tema “A psicologia do Esporte”. O objetivo do seu discurso foi contribuir para o melhor desempenho dos árbitros.
As atividades em sala de aula foram encerradas com Milton Otaviano. O instrutor apresentou a estrutura da arbitragem de futebol no mundo e sua correlação com a realidade brasileira.
O primeiro dia do evento foi concluído com uma aula de hidroginástica na piscina, sob o comando da professora Ismaile Patrícia Mignac.
Nenhum comentário:
Postar um comentário