
Pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro o Criciuma recebeu o Flamengo no Heriberto Hulse com casa cheia. Mesmo perdendo o jogo por 3 a 0, o time da casa se manteve disposto a mudar o placar até o fim da partida, porém a superioridade da equipe carioca falou mais alto e o rubro-negro da Gávea acabou saindo vitorioso.
A arbitragem designada pela Comissão de Árbitros da CBF teve o árbitro baiano Jaílson Macedo Freitas como central, auxiliado por Ivan Carlos Bohn do Paraná e Adson Marcio Lopes Leal da Bahia. Mostrando a insatisfação da CA/CBF com Santa Catarina, o 4º árbitro do jogo foi Célio Amorim, que embora tenha sido aspirante ao quadro FIFA, hoje nada mais é que um simples árbitro que faz mais reservas do que apita. Os adicionais foram Luis Teixeira do Rio Grande do Sul e o fraco árbitro João Lupato do Mato Grosso do Sul, que é do quadro nacional apenas pra ganhar uniformes, já que quase não é escalado nas competições da CBF.
Durante os 90 minutos de jogo, Jaílson Macedo Freitas mostrou-se extremamente bem preparado fisicamente, passeando no campo de jogo. Com um dos melhores posicionamentos do país, o árbitro baiano praticamente não errou na parte técnica, sendo bastante inteligente ao tomar as suas decisões.
Enquanto isso na parte disciplinar o árbitro deu uma contemporizada em algumas jogadas, valorizando o cartão amarelo. Porém quando necessário foi, aplicou o cartão vermelho, como aconteceu com um atleta do Criciuma. Marcando com exatidão a lei da vantagem, o seu trabalho no Heriberto Hulse foi excelente.
Enquanto a Bahia não valoriza os seus árbitros como deveria, a CBF atenta aos bons profissionais que o estado tem, não os esquece. Tanto é que Jaílson Freitas embora seja fuzilado pela politicagem em seu estado, sempre é lembrado nos principais jogos do Campeonato Brasileiro e sempre faz bonito, como na noite de hoje em Santa Catarina.
Na bandeira 1 o auxiliar paranaense foi Ivan Carlos Bohn, eleito pelo Voz do Apito em 2012, como o melhor árbitro assistente do Campeonato Brasileiro, no Troféu Edson Rezende de Oliveira. Na partida de hoje, pra variar, o profissional atuou de forma atenta durante todo o jogo, auxiliando com precisão o árbitro da partida.
Quem correu na bandeira 2 foi o auxiliar baiano, Adson Marcio Lopes, que na sua última partida no Rio Grande do Norte, no jogo entre ABC x Ceará pela série B do Brasileirão, ganhou nota 5.0 do Voz do Apito por ter participado da pior apresentação do também árbitro baiano, Arílson Bispo da Anunciação.
Porém no jogo de hoje o bandeirinha parece ter absorvido as críticas com humildade e simplesmente foi perfeito em suas marcações, como no momento em que ele validou acertadamente o gol Olímpico do Flamengo, em uma jogada difícil de ser percebida.
Avaliação individual
Partida: Criciuma x Flamengo
Competição: Campeonato Brasileiro 2013 - Série A 2013 - 5ª Rodada
Árbitro: Jaílson Macedo Freitas (CBF/BA) - Nota: 7.5
Árbitro assistente 1: Ivan Carlos Bohn (CBF/PR) - Nota 8.0
Árbitro assistente 2: Adson Marcio Lopes Leal (CBF/BA) - Nota:10
Grau de dificuldade do jogo: Médio
Fonte Voz do Apito
Renato Duran
Por Ligeirinho No Esporte
Nenhum comentário:
Postar um comentário