Iniciada há uma semana, a série de palestras para os árbitros que atuarão no Intermunicipal chegou à sua segunda rodada nesta sexta-feira (14). No auditório da Federação Bahiana de Futebol (FBF), na manhã desta sexta-feira (14), a Comissão Estadual de Árbitros de Futebol (Ceaf-BA) reuniu os profissionais que trabalharão na 2ª rodada, no próximo domingo (16).
No local, a turma assistiu com atenção às palestras do presidente da Ceaf-BA, Wilson Paim; do membro da Ceaf-BA e instrutor FIFA, Kleber Moradillo e da secretária da Ceaf-BA e ex-árbitra da FIFA, Tânia Regina. Os "mestres" orientaram os alunos sobre as regras da entidade internacional, que deverão ser seguidas na maior competição de futebol amador do país.
A diretoria da Comissão também alertou os árbitros e assistentes sobre a importância do comportamento ético, para que não interfiram no bom andamento dos jogos, além da preparação física e técnica de cada um.
Em seguida, todos tiveram oportunidades de tirarem suas dúvidas. Aspectos do regulamento, preenchimento de súmulas entre outras dúvidas fizeram parte dos questionamentos.
Ao final do encontro, o presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues, proferiu uma palavra de apoio aos profissionais e explicou o novo projeto de palestrar iniciado neste ano. "Inovamos neste ano e separamos as palestras dos árbitros do Congresso do Intermunicipal para que todos possam passar por esses ensinamentos. Aqui, a cada semana uma turma de árbitros vai participar deste encontro. No final, serão cerca de 300 profissionais devidamente orientados para que tenhamos uma arbitragem de qualidade em todo o Intermunicipal", destacou o dirigente.
Logo em seguida, o evento foi encerrado com a entrega dos kits com materiais a serem utilizados pelos árbitros nas partidas. A coordenadora do Departamento de Arbitragem, Ana Paula Laranjeira, e a funcionária Cíntia Bandeira foram as responsáveis pela entrega.
Palestra -Para o Intermunicipal 2015, a FBF apresentou uma novidade. Nesta edição, os árbitros não participaram do tradicional Congresso, realizado uma semana antes da primeira rodada.
Em conjunto com a diretoria da entidade, a Comissão Estadual dos Árbitros de Futebol da Bahia (Ceaf-BA) decidiu separar os dois eventos. O Congresso com os árbitros que atuarão na competição vem sendo realizado em partes e com presença apenas dos profissionais do apito.
No auditório da FBF, Ceaf-BA tem reunido, a cada sexta-feira, uma turma de árbitros e assistentes. Nas ocasiões são exibidos vídeos e realizadas palestras de orientações sobre o trabalho da arbitragem nos jogos, com base no que determina a FIFA e a CBF.
Nenhum comentário:
Postar um comentário