Radio Ao Vivo

MSG

DE TERÇA A SEXTA O ESPORTE COM LIGEIRINHO TEM ENCONTRO MARCADO NA PORTO BRASIL FM 88,7 OU NO WWWW.RADIO88FM.NET

NOTÍCIAS DO ESPORTE NA BAHIA, NO BRASIL E NO MUNDO.

PUBLICIDADE

domingo, 6 de dezembro de 2015

Site Ligeirinho no Esporte estará presente na grande final do Intermunicipal 2015



 
Pelo 5º ano consecutivo o repórter Geovan Santos o Ligeirinho estará  presente em  mas uma cobertura  da final do Intermunicipal . 

O repórter já se encontra na cidade de Santo Amaro reconvoco Baiano . A partir das 15:00 horas a grande final entre Santo Amaro X Uruçuca. Cobertura do site e da rádio Porto Brasil Fm. 

O site esteve presente em 2010  na final em Porto Seguro, 2011 São Francisco do Conde , 2012 Coaraci , 2013 Itajuipe, 2014 Santa Luz.  Deade de 2006 o radialista e repórter fotográfico vem acompanhado o intermunicipal  .

Gostaria de agradecer a Liga de futebol de Porto Seguro o presidente Cristiano Ferreira e a  federação Baiana de futebol . 


Sobre a cidade de  Santo Amaro 
 
 Santo Amaro (também conhecida pela denominação não oficial Santo Amaro da Purificação)[7] é um município na mesorregião Metropolitana de Salvador, no estado da Bahia, no Brasil. Possui 492 quilômetros quadrados de área e uma população de 61 407 habitantes (2013), resultando numa densidade demográfica de 124,58 habitantes por quilômetro quadrado.


Por volta do ano 1000, os índios tapuias que habitavam a região foram expulsos para o interior do continente devido à chegada de povos tupis procedentes da Amazônia. No século XVI, quando chegaram os primeiros europeus à região, a mesma era habitada pela tribo tupi dos tupinambás.[8]
A cidade foi fundada em 1557 e cresceu sobre terraços ao lado do rio Subaé. Em 1559, a sesmaria que englobava o atual território de Santo Amaro foi doada a Fernão Rodrigues Castelo Branco. No ano seguinte, o mesmo a doou a Francisco de Sá, filho do governador-geral Mem de Sá. Francisco construiu o Engenho Real de Sergipe. Francisco morre antes do pai, que passa para sua filha Felipa de Sá.[9]
Felipa de Sá vendeu aos monges beneditinos. Em 1667, monges beneditinos construíram a Capela de Santo Amaro. Felipa de Sá doou ainda ao colégio de Santo Antão de Lisboa o Engenho do Conde e nele os Jesuítas construíram a Igreja de Nossa Senhora da Purificação. Em 1678 este templo ruiu e em 1706, foi iniciada a construção da atual Igreja Matriz de Nossa Senhora da Purificação. Foi elevada a vila o município em 5 de janeiro de 1727. Tornou-se cidade em 13 de março de 1837, denominada de "Leal e Benemérita". Em 1847, foi estabelecida ligação marítima regular com a capital da província, Salvador, por navio a vapor. Em 1855, uma epidemia de cólera dizimou metade da população.[1

Patrimônios históricos


Capela do cemitério

Hospital Nossa Senhora da Natividade

Solar do Biju

Igreja de Nossa Senhora da Oliveira
São patrimônios históricos na cidade:[10]
  • Igreja Matriz de Nossa Senhora da Purificação: inicio da construção em 1706; fim da construção no fim do século XVIII; tombamento pelo IPHAN em 1941; usada para culto religioso. Levou quase um século para ser construída. Possui uma pintura ilusionista italiana que era moda na Bahia na segunda metade do século XVIII, além disso, possui 10 painéis de azulejos azuis portugueses.
  • Casa de Câmara e Cadeia Pública: inicio da construção em 1727; fim da construção em 1769; tombamento pelo IPHAN em 1941; usada como Sede do Governo Municipal. Feita a imagem e semelhança da Câmara de vereadores de Salvador, possui pinturas de Dom Pedro I, Dom Pedro II, Barão de Sergy e Nossa Senhora da Conceição. Em sua parte posterior, há um pequeno jardim semicircular. Antigamente funcionava na casa uma cadeia, o prédio atualmente abriga a Câmara Municipal e a Prefeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário