MSG

DE TERÇA A SEXTA O ESPORTE COM LIGEIRINHO TEM ENCONTRO MARCADO NA PORTO BRASIL FM 88,7 OU NO WWWW.RADIO88FM.NET

NOTÍCIAS DO ESPORTE NA BAHIA, NO BRASIL E NO MUNDO.

PUBLICIDADE

terça-feira, 26 de abril de 2016

No dia do Goleiro, FBF faz homenagem aos "paredões" brasileiros


Posição mais ingrata do futebol, o goleiro, por muitas vezes, é escolhido como bode expiatório para uma derrota. Quando não é responsabilizado por um revés ou uma eliminação da sua equipe, não recebe o devido reconhecimento quando "fecha o gol" e garante um bom resultado.
 
Mas, os profissionais que escolheram ficar embaixo das traves ao invés de serem atacantes, que ganham fama por fazerem gols, ou até qualquer outra posição de linha, não poderiam deixar de serem reconhecidos.
 
Pelo menos no Brasil, os arqueiros ganharam um dia especial, daquelas semelhantes a um aniversário, ou uma data histórica. Trata-se do "Dia Nacional do Goleiro", comemorado nesta terça-feira (26).
 
Os responsáveis por essa justa homenagem foram os professores da Escola de Educação Física do Exército do Rio de Janeiro, tenente Raul Carlesso e Capitão Reginaldo Pontes Bielinski. Carlesso é dono de um currículo respeitado, com passagem na preparação física da Seleção Brasileira que disputou a Copa do Mundo de 1974, além de ter sido o precursor da preparação de goleiros no país.
 
Já o dia 26 de abril foi escolhido para a comemoração por ter sido a data de nascimento do goleiro Manga, campeão nacional daquela época com o Internacional. Manga foi um dos maiores arqueiros do futebol brasileiro e ídolo por onde passou.
 
Nesta data tão importante para os atletas da posição, não tem como não lembrar de "paredões" que defenderam as cores do Brasil como Taffarel, Emerson Leão, Gilmar, Castilho, Félix, Waldir Peres, Rogério Ceni e Marcos.

Na lista extensa de grandes "arqueiros", alguns baianos conquistaram seus lugares com carreiras de dar inveja a qualquer um concorrente. O principal deles é filho de Irará (BA), Dida. Revelado no Vitória o arqueiro foi pentacampeão mundial com a Seleção, em 2002, e também ídolo no futebol europeu, defendendo as cores do Milan (ITA). Além dele, também se destacam os baianos Fábio Costa e Ronaldo Passos, campeões nacionais por Corinthians e Santos e Bahia, respectivamente.
 
Neste dia tão importante para os goleiros, a Federação Bahiana de Futebol (FBF) parabeniza todos os atletas da posição, sejam eles de clubes profissionais ou equipes amadoras, que contribuíram ou contribuem para o fortalecimento do futebol baiano.
Por Comunicação FBF,

Nenhum comentário:

Postar um comentário