Radio Ao Vivo

MSG

DE TERÇA A SEXTA O ESPORTE COM LIGEIRINHO TEM ENCONTRO MARCADO NA PORTO BRASIL FM 88,7 OU NO WWWW.RADIO88FM.NET

NOTÍCIAS DO ESPORTE NA BAHIA, NO BRASIL E NO MUNDO.

PUBLICIDADE

domingo, 14 de agosto de 2016

FBF REALIZA CONGRESSO E Dá PONTAPé INICIAL AO INTERMUNICIPAL 2016



Foi dada a "largada" em mais uma edição da maior competição de futebol amador do Brasil. O pontapé inicial ao Intermunicipal 2016 aconteceu na manhã deste sábado (13).

O tradicional Congresso da Competição, evento que marca a abertura oficial, foi realizado no Hotel Sheraton da Bahia, em Salvador. A plateia foi formada por presidentes e representantes de Ligas participantes e convidadas, treinadores, atletas, autoridades políticas e do esporte e profissionais de imprensa.
O clima, no local, foi digno da grandeza do campeonato. Um misto de expectativa e emoção tomou conta dos presentes. “Afinal, nenhum outro torneio de futebol no país é capaz de gerar 2000 empregos diretos e outros 8000 indiretos de profissionais que trabalham como treinadores, preparadores físicos, supervisores, massagistas, enfermeiros, porteiros, bilheteiros, vendedores ambulantes, prestadores de serviços”, destacou o presidente Ednaldo Rodrigues.

Rodrigues realizou, ainda, uma palestra sobre os aspectos técnicos da competição. Já o vice-presidente, Ricardo Lima fez uma explanação sobre o mecanismo de solidariedade CBF/FIFA e os documentos obrigatórios para registro de atletas.
Além dos mandatários da entidade máxima do futebol baiano, os congressistas puderam conferir e acompanhar as palavras do técnico do time feminino do São Francisco do Conde Esporte Clube, Mário Augusto Filgueiras, e do membro da Comissão Estadual de Árbitros de Futebol da Bahia (Ceaf-BA), Vidal Cordeiro. Estes foram os responsáveis por ministrar as palestras "Expansão do Futebol Feminino no Interior do Estado" e "Aspectos do regulamento que refletem na arbitragem", respectivamente. Eles compuseram a mesa diretora ao lado, ainda, do assessor jurídico da FBF, Manfredo Lessa; da diretora técnica, Taíse Galvão; do prefeito de Remanso, Celso Silva e Souza; do presidente da ABCD, Márcio Martins; do diretor geral da Sudesb, Elias Dourado; e do diretor do Irdeb.

Na primeira fase, as Seleções jogarão entre si em jogos de ida e volta dentro dos respectivos grupos. Classificam para a segunda fase as três primeiras colocadas de cada grupo de quatro e as duas primeiras colocadas de cada grupo de três Seleções.
A fase seguinte será disputada por 50 Seleções, divididas em 25 grupos de duas cada. As equipes se enfrentarão em jogos de ida e volta e avançarão as 25 vencedoras dos confrontos. Estas se juntarão às sete perdedoras que tiverem as melhores campanhas no somatório das 1ª e 2ª fases, totalizando 32 Seleções. Havendo empate em pontos ganhos, o desempate, para fins de classificação à 3ª Fase, dar-se-á observando-se os critérios de maior saldo de gols. Persistindo o empate, a decisão será através da cobrança de tiros livres direto, da marca do pênalti, sendo a primeira série de 05 (cinco) cobranças para cada Seleção com cobranças alternadas, não repetindo o mesmo cobrador, persistindo o empate na primeira série, as outras séries serão de apenas 01 (uma) cobrança para cada Seleção por série, sempre em cobranças alternadas até que estabeleça uma Seleção vencedora.

 
 Já para a 4ª fase, serão classificadas as 16 Seleções vencedoras dos duelos da terceira fase. Após dois confrontos, de ida e volta, os vencedores seguirão para as quartas de final. Assim como nas oitavas, o saldo de gols e em seguida as disputas de pênaltis decidirão os classificados em caso de empates.

A mesma fórmula será utilizada nas quartas, quando de oito Seleções ficarão as quatro semifinalistas. Destas, serão conhecidas as duas finalistas da competição.
Homenageado - O homenageado do Intermunicipal 2016 será o baiano Liedson da Silva Muniz. Natural da cidade Cairu, ele foi um dos grandes nomes do futebol mundial revelados no Intermunicipal.

 
 Liedson começou a carreira na Seleção de Valença. De lá construiu um brilhante currículo com atuações por clubes profissionais como Poções, Prudentópolis, Inter de Santa Maria, Coritiba, Flamengo, Corinthians, Sporting (POR), e Porto (POR). Defendeu, ainda, a Seleção de Portugal como atleta naturalizado.

Entre seus principais títulos conquistados, estão Campeonato Brasileiro, Campeonato Paulista, Taça de Portugal, Supertaça de Portugal, Campeonato Português entre outros.

Já o troféu de vice-campeão levará o nome de Sebastião Costa de Brito. Tião Pintor, como é conhecido dedicou mais de 30 anos da sua vida ao futebol amador da Bahia. Ele foi presidente de maior número de mandatos na Liga Desportiva do Município de Nazaré e voltou ao cargo novamente.
Encerradas as exposições, foi iniciado o momento mais esperado do Congresso. A hora de conhecer o regulamento, tabela e divisão dos grupos regionalizados para a 1ª fase do Intermunicipal 2016.

 
 O número final de Seleções participantes foi reduzido para 67, devido ao corte de três inicialmente inscritas (confira motivos ao final da matéria). Estas ficaram divididas em 17 grupos regionalizados, sendo 16 de quatro Seleções e um de três Seleções cada.

A bola começa a rolar neste domingo (14), com o duelo de abertura entre Santo Amaro e Sapeaçu, em Santo Amaro. O complemento da primeira rodada acontecerá no dia 21 de agosto. Já final da competição, quando será conhecida a campeã, será no dia 18 de dezembro.

*Seleções cortadas: Barreiras deixou o Intermunicipal, pois o estádio municipal entrou em reforma e não será concluída a tempo. Itagimirim foi retirada da disputa devido ao vencimento do mandato da presidência da Liga e a pendência de uma nova eleição. Já Itarantim não teve o apoio do poder público local, que inclusive negou cessão do estádio para realização dos jogos.



Confira abaixo regulamento, grupos e as primeiras rodadas do Intermunicipal 2016:

Regulamento, Grupos e Primeiras Rodadas




Por Yuri Barreto - Comunicação FBF
Fotos Ligeirinho No Esporte   
 

































                                                         

























Nenhum comentário:

Postar um comentário