Radio Ao Vivo

MSG

DE TERÇA A SEXTA O ESPORTE COM LIGEIRINHO TEM ENCONTRO MARCADO NA PORTO BRASIL FM 88,7 OU NO WWWW.RADIO88FM.NET

NOTÍCIAS DO ESPORTE NA BAHIA, NO BRASIL E NO MUNDO.

PUBLICIDADE

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Seleção de Porto Seguro ja esta em Itaberaba na Chapada Diamantina a 682 km da Costa do Descobrimento .


 
Itaberaba é um município do estado da Bahia, no Brasil. Localiza-se na região da Chapada Diamantina. Sua estimativa populacional, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, é de 66 mil habitantes em 2014. Fica às margens da BR-242, uma importante rodovia federal que liga a Bahia ao Distrito Federal. Possui diversas indústrias e um forte comércio, o que a torna um dos maiores centros regionais do estado.
"Itaberaba" é um termo de origem tupi que significa "pedra brilhante", através da junção dos termos itá (pedra) e beraba (brilhante)[7].
A região que hoje o município de Itaberaba ocupa já foi habitada pelos índios Maracás, do grupo dos Tapuias. Eram índios robustos e guerreiros, mas não eram antropófagos.
Em 1561, dom Vasco Rodrigues adentrou o Rio Paraguaçu em setenta léguas. Mais tarde, passou por ali Gabriel Soares de Sousa.
Em 1768, foi fundada a Fazenda São Simão pelo capitão Manuel Rodrigues Cajado.
 
Itaberaba teve políticos influentes no cenário estadual e nacional, como José Amando, que chegou a assumir a governadoria, Medeiros Neto, que foi candidato a governador do estado e presidente do Senado Federal e Renato Medeiros, que foi secretário estadual de agricultura.
Hoje, Itaberaba é considerada mundialmente como a terra do abacaxi.[carece de fontes]
Município de médio porte em relação aos demais municípios do estado. Fica localizado na região semiárida, apresentando algumas características dessa região, a exemplo da sua vegetação e clima.
O município está inserido no domínio morfoclimático do semiárido brasileiro, com temperatura média anual de 29 °C, sendo os meses de junho, julho e agosto os mais frios.
Possui um comércio forte, bem como indústrias de calçados, móveis, alimentos e outras. É um dos principais centros regionais da Bahia, abrigando diversos órgãos estaduais e federais, a exemplo da Diretoria Regional de Educação, Diretoria Regional de Saúde, Departamento Estadual de Trânsito, Fundação Nacional de Saúde, Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola, Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional, Serviço de Atendimento ao Cidadão etc.
 
A cidade conta com agências bancárias do Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Banco Itaú e Sicoob.
É conhecida como a capital da Chapada Diamantina, servindo de portal para essa região baiana. Sazonalmente, são realizadas festas tradicionais, como o São João, micaretas etc., atraindo milhares de pessoas todo ano.
Educação[editar | editar código-fonte]
Possui inúmeras escolas regulares, duas universidade públicas, sendo o campus XIII da Universidade do Estado da Bahia, com os cursos de Pedagogia, História, Ciências Contábeis, Direito e Letras, além de um polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) que oferta cursos EaD gratuitamente. Ainda conta com universidades privadas, a exemplo da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), a Faculdade de Tecnologias e Ciências (FTC), Faculdade Santa Cruz e o Centro de Formação Técnica em Saúde, todos com cursos nas mais diversas áreas.
Referências ↑ Ir para:a b «Divisão Territorial do Brasil». Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 1 de julho de 2008. Consultado em 11 de outubro de 2008.  Ir para cima↑ IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010.  Ir para cima↑ «Censo Populacional 2013». Censo Populacional 2013. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 01 de julho de 2013. Consultado em 2 de outubro de 2013. Texto "itaberaba " ignorado (Ajuda)  Ir para cima↑ «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil» (PDF). Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2010. Consultado em 31 de julho de 2013.  Ir para cima↑ Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (2010). «Perfil do município de Itaberaba - BA». Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013. Consultado em 4 de março de 2014. ↑ Ir para:a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2007-2011». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 12 de setembro de 2014.  Ir para cima↑ NAVARRO, E. A. Método moderno de tupi antigo: a língua do Brasil dos primeiros séculos. 3ª edição. São Paulo. Global. 2005. p. 132.












              Fotos e texto Google 
       Por Ligeirinho No Esporte
 
A delegação da Seleção de Porto Seguro, com todo apoio da prefeitura através da prefeita Claudia Oliveira, Deputado Robério Oliveira e também dos desportistas, Jairo Júnior, Mauricio e Wella, chegou a Itaberaba, por volta das 23 horas e desembarcaram no hotel, onde permanecem concentrados para a partida deste domingo.
A diretoria e a comissão técnica estiveram na manhã deste sábado(19), no Estádio Municipal de Itaberaba, onde fizeram o reconhecimento do gramado. Informações Luciano Santos













Nenhum comentário:

Postar um comentário