MSG

DE TERÇA A SEXTA O ESPORTE COM LIGEIRINHO TEM ENCONTRO MARCADO NA PORTO BRASIL FM 88,7 OU NO WWWW.RADIO88FM.NET

NOTÍCIAS DO ESPORTE NA BAHIA, NO BRASIL E NO MUNDO.

PUBLICIDADE

quarta-feira, 19 de abril de 2017

Jogos Indígenas pataxó terá abertura Hoje em Porto Seguro


A 9ª edição dos Jogos Indígenas Pataxó 2017 começa nesta quarta-feira (19), na Arena Boca da Barra, na Orla Norte de Porto Seguro, no sul da Bahia. O evento segue até domingo (23), sempre de 8h às 22, com entrada gratuita. Vinte aldeias de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália e etnias convidadas participam da competição, com mais de mil atletas, disputando modalidades como arco e flecha, zarabatana, arremesso de takape, canoagem, corrida com tora, entre outras. Além das competições esportivas, haverá ainda apresentações culturais, fórum social e feira de artesanato.

A intenção dos jogos é permitir que as comunidades indígenas possam interagir entre si e com a sociedade, promovendo e disseminando a cultura, além de fortalecer o respeito, a valorização das diferenças reconhecendo o direito à igualdade. O coordenador de Políticas para os Povos Indígenas da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Jerry Matalauê, explica que a proposta do evento é o resgate da identidade cultural indígena. "Os Jogos aproximam a comunidade indígena com a sociedade, garantindo com que todos conheçam a riqueza da sua cultura e sua história de luta”, enfatiza o coordenador.
Também durante o evento será realizada a 5ª Jornada de Agroecologia da Bahia. Com o tema 'Terra e Território: natureza, educação e Bem Viver', a jornada reunirá povos indígenas, quilombolas, sem terras, agricultores e outros representantes da temática para realização de plenárias, oficinas práticas, mostra de filmes e rodas de conversa. 

Nesses dois anos de atuação da SJDHDS, os povos indígenas conseguiram mais representatividade no Estado com a criação da Coordenação de Políticas para os Povos Indígenas e do Conselho Estadual dos Direitos do Povo Indígenas, que atuam para promoção e criação de políticas públicas dessa população.

Fonte: Ascom/SJDHDS
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário