MSG

DE TERÇA A SEXTA O ESPORTE COM LIGEIRINHO TEM ENCONTRO MARCADO NA PORTO BRASIL FM 88,7 OU NO WWWW.RADIO88FM.NET

NOTÍCIAS DO ESPORTE NA BAHIA, NO BRASIL E NO MUNDO.

PUBLICIDADE

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

No Dia Nacional do Árbitro, FBF parabeniza profissionais do estado


Não é nada fácil exercer o comando do apito numa partida de futebol. Durante os 90 minutos, os árbitros são submetidos a intervir sempre que uma regra é violada ou algo incomum ocorra. Por isso, precisam estar preparados, física e tecnicamente, para desempenhar a função com qualidade necessária.

Além disso, acabam desagradando, mesmo quando corretos, aqueles que não queriam a marcação de uma falta, de um escanteio, um impedimento ou até uma advertência com cartões. As dificuldades enfrentadas pelos juízes do esporte, como também são conhecidos, são muitas e já conhecidas por todos.

Enquanto os jogadores e técnicos são idolatrados, constantemente os profissionais do apito são vistos por torcedores como inimigos dos seus times e obrigados a conviver com insultos. Durante um confronto em campo, sempre surgem das arquibancadas, ou até mesmo dos bancos de reservas, as críticas, muitas vezes sem fundamentos, que acabam se tornando ofensas. Os árbitros e assistentes são sempre vistos como vilões de vitórias ou derrotas das equipes aos olhos de torcedores, jogadores e dirigentes.
 
Por isso, desde o início da sua gestão, o presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues, tem investido incansávelmente no quadro de arbitragem da Bahia. Além da tradicional Pré-Temporada, promovida anualmente, a FBF tem realizado cursos de reciclagem e qualificação em diversas cidades do Interior da Bahia. Todos os árbitros do estado, independente de serem dos quadros da FIFA, CBF ou apenas local e das Ligas, vêm recebendo treinamentos padrões FIFA, com o mesmo conteúdo e com base nas novas emendas das regras de arbitragem.

Nos últimos anos, a entidade também formou novos profissionais. Duas turmas de novos árbitros foram formadas no Curso de Formação de Árbitros de Futebol.

E o trabalho de qualificação não fica só no quadro de árbitros, mas também naqueles responsáveis por liderá-los. Toda a Comissão Estadual de Árbitros de Futebol da Bahia (CEAF-BA) está qualificada.
Justamente neste 11 de setembro, “Dia Nacional dos Árbitros”, quatro membros da CEAF-BA encontram-se em Águas de Lindóia-SP, onde participam de mais um curso de qualificação para Instrutores de arbitragem FIFA Futuro III. Vidal Cordeiro Lopes, que é o atual presidente da Comissão Estadual de Árbitros de Futebol da Bahia (CEAF-BA) e instrutor técnico; Tânia Regina Saldanha, secretária geral, membro da Comissão e também instrutora técnica; Ademilton Piedade Carigé, membro da comissão e instrutor físico; e Kleber Moradillo, vice-presidente da CEAF e instrutor técnico foram convocados pela própria CBF para o 2º Treinamento RAP FIFA.

Diante de tantos investimentos e em comemoração ao que ficou conhecido como "Dia Nacional dos Árbitros", a Federação Bahiana de Futebol (FBF) e a Comissão Estadual de Árbitros de Futebol da Bahia (Ceaf-BA) parabenizam todos os profissionais da arbitragem do Estado que contribuem, direta ou indiretamente, para o sucesso do futebol baiano. A entidade continuará dando total apoio aos seus árbitros e investindo cada vez mais em qualificação e preparação para que a arbitragem baiana continue brilhando e seja referência no país.

Por Comunicação FBF

Nenhum comentário:

Postar um comentário