Radio Ao Vivo

MSG

DE TERÇA A SEXTA O ESPORTE COM LIGEIRINHO TEM ENCONTRO MARCADO NA PORTO BRASIL FM 88,7 OU NO WWWW.RADIO88FM.NET

NOTÍCIAS DO ESPORTE NA BAHIA, NO BRASIL E NO MUNDO.

PUBLICIDADE

quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Baianão 2019 terá muitas novidades


Pelo nono ano consecutivo, a TV Bahia irá transmitir com exclusividade o Campeonato Baiano e, nesta quarta-feira (9), à noite, em conjunto com a Federação Bahiana de Futebol, foi lançado oficialmente na sede da emissora, o Baianão 2019.  A competição estadual começará no próximo dia 19 (sábado), às 16h, com o jogo entre Bahia de Feira e Jacuipense, no Estádio Professor Jodilton Souza (Arena Cajueiro), em Feira de Santana.
Ednaldo Rodrigues faz o discurso de abertura do lançamento do Baianão 2019

A primeira rodada será complementada no domingo (20), com Fluminense x Bahia, no Estádio Alberto Oliveira, em Feira de Santana; Jequié x Jacobina, no Estádio Waldomiro Borges, em Jequié; Juazeirense x Atlético, no Estádio Adauto Moraes, em Juazeiro, todos os três jogos às 16h; e na quinta-feira (24), às 20h30, com Vitória x Vitória da Conquista, no Estádio do Barradão, em Salvador.

“Desejo que o Campeonato Baiano de 2019 seja coroado de sucesso, que as dez equipes participantes possam brindar os torcedores com um futebol de alto nível, disciplinado, uma competição ainda mais disputada e que, no final, vença o melhor. No próximo dia 16 de janeiro, Ricardo Lima assume a presidência da FBF, ao lado do vice-presidente Manfredo Lessa, que foram eleitos em 3 de abril do ano passado. Desejo que eles façam uma administração positiva para o crescimento constante do futebol baiano”, afirmou Ednaldo Rodrigues.

O presidente da FBF aproveitou para saudar o árbitro Jailson Macedo Freitas, que na festa de lançamento do Baianão 2019, foi anunciado como novo comentarista de arbitragem da Rede Bahia. “Quero aqui parabenizá-lo, desejando todo sucesso nesse novo desafio. Recentemente, Jailson foi homenageado na CBF por ter completado 100 jogos na Séria A do Campeonato Brasileiro, recebendo uma camisa personalizada”, disse.
Jailson Freitas é o novo comentarista de arbitragem da TV Bahia

Após agradecer aos diretores da TV Bahia pela parceria nestes nove anos, Ednaldo ressaltou o trabalho desenvolvido por todos os funcionários e colaboradores da Federação Bahiana de Futebol.  “A partir do dia 22 de janeiro, eu irei assumir a coordenação de um grupo de trabalho para fortalecimento do futebol brasileiro, no cargo de vice-presidente da CBF”, informou.

Marcaram presença no evento, o diretor geral da Sudesb, Elias Dourado, representando o Governo do Estado; o sub-comandante do BEPE, Flávio Farias, representando a Polícia Militar, além de outras autoridades de órgãos estaduais e municipais, bem como dirigentes das 10 equipes participantes da Série A do Baianão, diretores e funcionários da FBF, e profissionais da crônica esportiva da Bahia.

NOVIDADES – Além da Central do Apito, com a presença de Jailson Macedo Freitas, a Rede Bahia trará outras novidades para o Baianão 2019, como as estatísticas em tempo real, conforme explicou o coordenador de esportes da emissora, Jorge Allan Vivas.

“Foi feita uma primeira experiência pela Sportv com a Central do Apito no ano passado e neste ano a gente já consolida o projeto com a presença do Jailson Macedo Freitas, que poderia ainda estar atuando, mas abriu mão do restante da carreira de árbitro para ser comentarista de arbitragem. Vai ser um diferencial em nossas transmissões”, explicou Jorge Allan.
Presidente da FBF com o coordenador de esportes da TV Bahia, Jorge Allan

A TV Bahia também terá narrador e comentarista nos estádios do Baianão 2019. “Até então, nós fazíamos a narração chamada de off tube, com narrador e comentarista aqui no estúdio da televisão.  A partir deste ano, para valorizar ainda mais os jogos do interior, os estádios que derem condições, com uma cabine para colocar toda a aparelhagem, nós vamos fazer a transmissão do local. O primeiro jogo já programado será Fluminense x Bahia (dia 20 de janeiro), quando Thiago Mastroianni e Gustavo Castelluci estarão em Feira de Santana fazendo a transmissão”.

Jorge Allan também informou sobre uma classificação estilizada do Baianão 2019 que será lançada no Globo Esporte. “O Fantástico tem aqueles cavalinhos que fazem muito sucesso. A nossa surpresa, tenho certeza, também irá agradar bastante aos telespectadores. Vai ser um símbolo da nossa cultura, algo que só existe aqui na Bahia, que já está em fase de conclusão do projeto”, falou.

Nas transmissões mais simples são utilizadas sete câmaras para captar as imagens dos jogos do Baianão, mas a Rede Bahia irá utilizar sempre 11 câmaras. “Nas finais do Campeonato Baiano do ano passado, por exemplo, nós utilizamos 19 câmeras. Aí entra câmera de drone e tudo mais. Geralmente são 60 pessoas envolvidas numa transmissão, mas temos a equipe da retarguada aqui no estúdio”.

As finais do Estadual deste ano contarão com o Árbitro de Vídeo (VAR) e a Central do Apito chega no Baianão para valorizar ainda mais esta nova tecnologia. “As duas coisas terminam convergindo. A condição do comentarista de arbitragem era a mesma do torcedor que está no estádio e sua avaliação do lance era prejudicada. Na Central do Apito, ele vai ver o lance mais de perto, em vários ângulos, e terá uma opinião mais firme”, declarou Jorge Allan.

Os personagens Jair e Vicentino serão mais acionados neste Baianão 2019. “Estamos pensando em colocá-los no meio da galera, já que sua identificação com o público é grande e isto, com certeza, facilitará a interatividade”.

AGRADECIMENTO – O diretor executivo da Rede Bahia, João Gomes, fez questão de agradecer a Ednaldo Rodrigues pela parceria com a FBF. “Agradeço a Ednaldo pela parceria nesses oito anos conosco da Rede Bahia. Lisura, ética, transparência e interlocução de qualidade. Agora, nós temos um sentimento de orgulho por contarmos com um baiano na CBF”, definiu.
João Gomes fez um agradeimento especial a Ednaldo Rodrigues
Para ele, a chegada de Ricardo Lima e Manfredo Lessa na FBF não mudará em nada o excelente relacionamento com a emissora. “Nesse momento no rito de passagem da Federação, no fundo, Ricardo e Manfredo são pessoas que sempre acompanharam toda essa parceria. Essa conduta que Ednaldo imprimiu na defesa do interesse dos clubes e da FBF vale ressaltar com tranquilidade. Naturalmente, do outro lado, nossos interesses nem sempre são iguais, por exemplo o calendário de jogos, estádios. Mas um valor que se sobrepõe a tudo isso é que mesmo diante das negociações, nós só tivemos um processo muito educado, cortês, transparente para tratar tudo. Por isso que é uma parceria muito próspera e eu tenho certeza que Ricardo fará uma excelente gestão, junto com toda a equipe da Federação”, avaliou.

João Gomes falou sobre sua expectativa para o Campeonato Baiano de 2019. “A visão é a melhor possível, pois a cada ano fomos agregando qualidade nas transmissões do Campeonato Baiano, agora com estatísticas, realidade aumentada, a Central de Apito terá um comentarista de arbitragem extremamente respeitado pelo meio, que foi projetado pela FBF para o Brasil e se soma ao time de comentaristas da Rede Bahia. Que o campeonato seja muito disputado, tenha paz e a alegria dos torcedores baianos”, concluiu.
No encerramento da festa de lançamento, os presentes foram brindados com um exibição de integrantes do bloco afro Muzenza, um dos mais tradicionais do Carnaval de Salvador.
 
Por Edmilson Ferreira - Comunicação FBF

Nenhum comentário:

Postar um comentário