Radio Ao Vivo

MSG

DE TERÇA A SEXTA O ESPORTE COM LIGEIRINHO TEM ENCONTRO MARCADO NA PORTO BRASIL FM 88,7 OU NO WWWW.RADIO88FM.NET

NOTÍCIAS DO ESPORTE NA BAHIA, NO BRASIL E NO MUNDO.

PUBLICIDADE

quinta-feira, 4 de abril de 2019

Categoria Indígena na Meia Maratona do Descobrimento 2019



Foi realizada na Aldeia Pataxó da Jaqueira uma matéria pela TV Santa Cruz falando sobre a Categoria Indígena na Meia Maratona do Descobrimento que irá ao ar no jornal da noite. Foi uma oportunidade que tivemos para poder falar sobre a categoria e abrir espaço para os esportes desenvolvidos nas aldeias, nosso objetivo é aumentar em cada edição o número de atletas indígenas Pataxó e de outras etnias. Este ano tínhamos 50 vagas que foram rapidamente preenchidas e tivemos que pedir mais vagas, chegando a um total de 70 inscritos nesta edição.

A Categoria Indígena na Meia Maratona do Descobrimento nasceu em 2016 de uma parceria com a Coordenação dos Jogos Indígenas Pataxó de Porto Seguro através do coordenador técnico dos Jogos Indígenas Pataxó de Porto Seguro, Karkaju Pataxó a convite do Antônio Vidal (Idealizador da Meia Maratona), a iniciativa visa valorizar a cultura desportiva dos indígenas e promover uma integração entre os outros atletas, desde a primeira participação dos indígenas



Desde a primeira edição da Meia Maratona do Descobrimento, em 2016, foi criada uma categoria específica para corredores indígenas, já que Porto Seguro é uma cidade que abriga diversas reservas em seu entorno. O objetivo dos organizadores é promover a integração entre os índios e os demais corredores.
 “Porto Seguro tem 20 aldeias e muita gente não tem esse conhecimento. A partir do momento em que temos mais parceiros, são mais pessoas para lutar pela causa:  a demarcação do território, a preservação da cultura e os nossos direitos ”, afirma Luzia Pataxó, Superintendente de Assuntos Dos Povos Indígenas de Porto Seguro. “Participávamos apenas dos Jogos Indígenas, não tínhamos tradição em eventos como a Meia Maratona do Descobrimento. A vantagem dessa corrida é despertar o interesse de competição, que não é comum entre os indígenas”, completa.

Á Meia Maratona acontece no dia 14 de Abril 

Fonte Ascom da Meia Maratona
Por Ligeirinho No Esporte 








Nenhum comentário:

Postar um comentário