Radio Ao Vivo

MSG

DE TERÇA A SEXTA O ESPORTE COM LIGEIRINHO TEM ENCONTRO MARCADO NA PORTO BRASIL FM 88,7 OU NO WWWW.RADIO88FM.NET

NOTÍCIAS DO ESPORTE NA BAHIA, NO BRASIL E NO MUNDO.

PUBLICIDADE

sexta-feira, 26 de abril de 2019

No dia do Goleiro, FBF faz homenagem aos profissionais

Na data em que se comemora o dia do goleiro, 26 de abril, uma jovem promessa da posição tem todos os motivos para festejar. Yuri, de 18 anos e 1,90m de altura, do time Sub-20 do Vitória, foi convocado nesta sexta-feira para a Seleção Brasileira Sub-18, pelo técnico André Jardine.
 
Ao lado do meia Maykon Douglas, também do Rubro-Negro, o arqueiro participará de um período de treinamentos de uma semana, na Granja Comary. Baianos de Salvador, a dupla do Leão se apresentará à CBF no dia 4 de maio.
 
Os soteropolitanos são destaques da base do Vitória e fazem parte da campanha do time no Baianão Sub-20. A equipe do Barradão está nas quartas de final e é a única invicta, com 100% de aproveitamento na competição estadual.

Convocado, Yuri, do Vitória, tem comemoração em dose dupla no dia do goleiro (Foto: Maurícia da Matta / EC  Vitória) 
Apesar de jovem e ainda defender uma equipe de base, Yuri tem muitas responsabilidades e a tarefa difícil de superar os estigmas da profissãoPosição mais ingrata do futebol, o goleiro, por muitas vezes, é escolhido como bode expiatório para uma derrota. Quando não é responsabilizado por um revés ou uma eliminação da sua equipe, não recebe o devido reconhecimento quando "fecha o gol" e garante um bom resultado.
Mas, os profissionais que escolheram ficar embaixo das traves ao invés de serem atacantes, que ganham fama por fazerem gols, ou até qualquer outra posição de linha, não poderiam deixar de serem reconhecidos.
 
Pelo menos no Brasil, os arqueiros ganharam um dia especial, daquelas semelhantes a um aniversário, ou uma data histórica. Trata-se do "Dia Nacional do Goleiro", comemorado nesta sexta-feira (26).
 
Os responsáveis por essa justa homenagem foram os professores da Escola de Educação Física do Exército do Rio de Janeiro, tenente Raul Carlesso e Capitão Reginaldo Pontes Bielinski. Carlesso é dono de um currículo respeitado, com passagem na preparação física da Seleção Brasileira que disputou a Copa do Mundo de 1974, além de ter sido o precursor da preparação de goleiros no país.
Já o dia 26 de abril foi escolhido para a comemoração por ter sido a data de nascimento do goleiro Manga, campeão nacional daquela época com o Internacional. Manga foi um dos maiores arqueiros do futebol brasileiro e ídolo por onde passou.
 
Nesta data tão importante para os atletas da posição, não tem como não lembrar de "paredões" que defenderam as cores do Brasil como Taffarel, Emerson Leão, Gilmar, Castilho, Félix, Waldir Peres, Rogério Ceni e Marcos. Atualmente, o goleiro titular da Seleção é Alisson, que atua no Liverpool, da Inglaterra.

O pentacampeão mundial Dida, no Vitória, em 1993 (Foto: Gazeta Press)
Na lista extensa de grandes "arqueiros", alguns baianos conquistaram seus lugares com carreiras de dar inveja a qualquer concorrente. O principal deles é filho de Irará (BA), Dida. Revelado no Vitória, o arqueiro foi pentacampeão mundial com a Seleção, em 2002, e também ídolo no futebol europeu, defendendo as cores do Milan (ITA). Além dele, também se destacam os baianos Fábio Costa e Ronaldo Passos, campeões nacionais por Corinthians e Santos, e Bahia, respectivamente.
 
Neste dia tão importante para os goleiros, a Federação Bahiana de Futebol (FBF) parabeniza todos os atletas da posição, sejam eles de clubes profissionais ou equipes amadoras, que contribuíram ou contribuem para o fortalecimento do futebol baiano.
Por Comunicação FBF , 26 de Abr 2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário