Radio Ao Vivo

MSG

DE TERÇA A SEXTA O ESPORTE COM LIGEIRINHO TEM ENCONTRO MARCADO NA PORTO BRASIL FM 88,7 OU NO WWWW.RADIO88FM.NET

NOTÍCIAS DO ESPORTE NA BAHIA, NO BRASIL E NO MUNDO.

PUBLICIDADE

sexta-feira, 19 de julho de 2019

FBF comemora o Dia Nacional do Futebol


Há 35 anos foi instituído pela antiga Confederação Brasileira de Desportos (CBD), atual CBF, o Dia Nacional do Futebol. Nesta sexta-feira (19), o Brasil celebra, mais uma vez, o dia do esporte mais praticado no país.
 
A Federação Bahiana de Futebol, entidade máxima do esporte na Bahia, se une aos brasileiros nas comemorações à data. A FBF se orgulha de fazer parte da história do esporte nacional e continuará contribuindo para que o futebol brasileiro seja não só um celeiro de craques, mas também um exemplo de organização no cenário mundial.
 
História - Após um período de estudos na Inglaterra, em 1894, o paulista Charles William Miller desembarcou no Brasil e trouxe na bagagem objetos até então desconhecidos dos brasileiros, duas bolas. Neste dia deu-se início à história do futebol no país.
 
Apesar disso, o próprio Miller, em entrevista à revista O Cruzeiro, em 1952, revelou que o primeiro jogo de futebol em solo brasileiro só veio a ocorrer em 14 de abril de 1895. Foi na Várzea do Carmo, em São Paulo, que ingleses da Companhia de Gás e anglo-brasileiros funcionários da Estrada de Ferro São Paulo Railway disputaram um amistoso, que terminou com vitória por 4 a 2 da equipe do São Paulo Railway.
 
Mesmo com o registro da primeira partida, o dia nacional do futebol é comemorado neste 19 de julho. Esta foi a data de fundação do Sport Club Rio Grande, do Rio Grande do Sul, mais antigo time em atividade no Brasil. O clube gaúcho foi fundado pelo alemão Johannes Minnemann e possuía, em sua maioria, jogadores de origem europeia.
 
Depois do Rio Grande, outros clubes brasileiros surgem como os antigos no futebol nacional. Logo em seguida, vem a Associação Atlética Ponte Preta de Campinas, fundada em 11 de agosto de 1900.
 
Porém, antes de gaúchos e paulistas, cariocas e baianos já haviam aberto suas portas. Flamengo, de 1895, Vasco, de 1898 e Vitória, de 1899 poderiam ser considerados os mais velhos. Mas, os três foram fundados, inicialmente, para a prática de outros esportes. Os cariocas começaram como clubes de regatas, já o Leão da Barra como equipe de cricket.  
 
Nos anos seguintes, surgiram as Ligas de Futebol dos Estados, que deram origem aos primeiros campeonatos. Na Bahia, a Liga Estadual foi criada em 1905, com o nome de Liga Bahiana de Sports Terrestres.
 
Oito anos depois, em 1913, passou a se chamar Federação Bahiana de Futebol, que em 14 de setembro de 2016 completará 103 anos de fundação como FBF.
 
O presidente da FBF, Ricardo Lima, se congratula com toda a comunidade do futebol. O dirigente parabeniza todos os clubes e ligas filiadas, e os apaixonados pelo futebol, pelo dia nacional do esporte que mais une e emociona o povo brasileiro.
 
*Com informações de Wikipédia e Placar
Por Comunicação FBF


Nenhum comentário:

Postar um comentário