Radio Ao Vivo

MSG

DE TERÇA A SEXTA O ESPORTE COM LIGEIRINHO TEM ENCONTRO MARCADO NA PORTO BRASIL FM 88,7 OU NO WWWW.RADIO88FM.NET

NOTÍCIAS DO ESPORTE NA BAHIA, NO BRASIL E NO MUNDO.

PUBLICIDADE

sexta-feira, 10 de julho de 2020

Arbitragem se prepara para o retorno do Baianão 2020


Não são apenas os clubes que seguem em preparação para a retomada do Baianão 2020. A arbitragem baiana também cumpre um cronograma de atividades para o retorno do futebol no estado.
 
Mesmo durante o período sem jogos e a pandemia da Covid-19, os árbitros foram acompanhados pela Federação Bahiana de Futebol, por meio  da Comissão Estadual de Árbitros de Futebol da Bahia. A CEAF-BA desenvolveu trabalhos que contemplaram os quatro pilares da arbitragem: técnico, físico, mental e social.
 
Os profissionais foram submetidos vídeo aulas de conteúdo técnico, como lances técnicos e disciplinares, controle de área, trabalho em equipe, scouts, avaliações teóricas e ranking. Foram trabalhadas as alterações nas Regras de Jogo 2020/2021.
 
Em conformidade com os órgãos e autoridades de saúde, e respeitando  isolamento social, o quadro executou atividades físicas em locais isolados e seguros, a exemplo das residências e ambientes sem aglomerações. 
 
Durante todo o período, eles foram acompanhados pela psicóloga Thaise Coutinho, que realizou atividades individuais e em grupo, visando o trabalho das demandas vivenciadas no momento e a autorregulação pessoal e esportiva. Foram promovidas ações como o suporte aos grupos de pertencimento, discussões e orientações sobre a convivência familiar, utilização das redes sociais, adaptação à nova rotina, treinamento de habilidades psicológicas.
 
Para desenvolver o trabalho, a CEAF-BA utilizou as plataformas Zoom, Google Meet e Whatsapp. Os árbitros puderam interagir com a comissão e convidados como o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Leonardo Gaciba.
 
"Disponibilizamos vídeos testes e vídeos ilustrativo para uma compreensão adequada e segura, permitindo ao Oficial de Arbitragem,  trabalhar o cognitivo com intensidade, velocidade dos atletas no futebol moderno, auto controle para o equilíbrio mental, extremamente necessário às exigências no futebol atual", explicou o presidente da CEAF, Jailson Macêdo Freitas.    
 
Participaram das atividades cerca de 200 árbitros e assistentes dos diversos municípios e regiões da Bahia. Eles foram distribuídos em seis grupos, coordenados pelo próprio presidente da Comissão, o vice-presidente, Vidal Cordeiro Lopes, o secretário Kleber Moradillo e os instrutores Ademilton Piedade Carigé, Carlos Alberto Vila Nova, Arnaldo Menezes e Cláudio Antônio Dias Aragão. A equipe teve o apoio, ainda, das colaboradoras do Departamento de Arbitragem da FBF, Cíntia Bandeira e Nayane Queiroz.
 
Pré-temporada Virtual - Desde 29 de junho, a arbitragem baiana foi dividida em duas turmas para mais um trabalho, a Pré-temporada Virtual, de olho no retorno dos jogos. A primeira turma concluiu a preparação em 4 de julho. Já a segunda turma iniciou na última terça-feira (7) e tem previsão de conclusão no próximo sábado (11).
 
"Além dos oficiais de arbitragem dos grupos, recebemos, com muita alegria e imensa satisfação, árbitros e árbitras que ainda não foram contemplados nos grupos, possibilitando a todos a atualização e ampliação dos seus conhecimentos, pertinentes às atuais alterações nas Regras de Jogo 2020-2021, afinal, um dos nossos propósitos é contemplar a todos que fazem parte da família FBF, além de construir  uma arbitragem moderna e de referência para todos", encerrou Jailson.

Fonte Comunicação FBF

Nenhum comentário:

Postar um comentário