Radio Ao Vivo

MSG

DE TERÇA A SEXTA O ESPORTE COM LIGEIRINHO TEM ENCONTRO MARCADO NA PORTO BRASIL FM 88,7 OU NO WWWW.RADIO88FM.NET

NOTÍCIAS DO ESPORTE NA BAHIA, NO BRASIL E NO MUNDO.

PUBLICIDADE

terça-feira, 10 de novembro de 2015

ÍNDIOS PATAXÓS CONQUISTARAM TRES MEDALHAS NOS JOGOS MUNDIAIS, DOS POVOS INDÍGENAS

Foto de Itaguari Pataxó, grande vencedor da prova de Arremesso de Lança. Sua melhor jogada alcançou a distância de 44,40m.

A Bahia conquistou três medalhas nos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas realizados entre 23 de outubro e 1º de novembro, em Palmas, Tocantins. Foram duas medalhas de ouro – arremesso de lança, com Itaguari Pataxó, e corrida de 100m, com Carolina Pataxó –, e uma medalha de prata para Washington Pataxó, nos 100m.
A delegação da Bahia, formada por 50 atletas da Tribo Pataxó de aldeias situadas em Porto Seguro e Cabrália, teve o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), que assegurou o deslocamento de toda a equipe.
Os jogos tiveram a presença de mais de dois mil atletas de 30 países. Participaram do evento 24 etnias do Brasil, além de outras tantas representações, a exemplo da Austrália, União Soviética, Mongólia, Etiópia, Argentina, Congo e Colômbia. A delegação baiana foi a única etnia da região Nordeste a marcar presença nos jogos.
Sob a coordenação do índio Juari Pataxó, a tribo foi destaque não só com as conquistas das medalhas, mas também pela simpatia dos índios baianos. “A nossa equipe vinha se preparando há pouco mais de três meses. Viemos para vencer, mas também para levar nossa alegria para o povo indígena”, disse.

Competição- A primeira edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas teve como mote “Agora Somos Todos Indígenas”. Ao todo, 11 modalidades esportivas tradicionais estiveram em disputa em Palmas: tiro com arco e flecha; arremesso de lança; cabo de força; corrida de velocidade rústica; canoagem rústica; corrida de tora; lutas corporais; xikunahati; futebol de campo; atletismo e natação (travessia).
Fonte Ascom Sudesb
Por Ligeirinho No Esporte 

Nenhum comentário:

Postar um comentário