Inovação,
Google, Facebook, Linkedin e Design Thinking foram debatidos no último sábado,
no parque do La Torre Resort em Porto Seguro-BA, onde compareceu um público de
mais de 400 pessoas. Durante o encontro foi possível ouvir de especialistas,
dicas para impulsionar os negócios através das mídias sociais, assim como novas
formas de montar e fazer empresas. O evento, inovador na região da Costa do
Descobrimento, foi uma iniciativa da
YaaYoo-Fusion Thinking, em parceria com Sebrae, Moque.ca Digital e Barcelona
Media Inovadora
Inovação.
“O mundo tem cada vez mais velocidade, a
vida passa cada vez mais rápido, instabilidade e incerteza são a praxe”,
explicou Richard Alves, diretor presidente da Barcelona Media, “precisamos ser
mais competentes, resilientes, capazes de lidar com mudanças, inovadores e
competitivos, o mundo é feito de inovadores”. De acordo com Richard é
importante inovar para as empresas de turismo, para criar as “experiências” que
os turistas tanto procuram. “inovação nem sempre precisa de tecnologia, as
vezes inovamos ao criar um novo procedimento, ou um processo organizacional,
tem inovação radical e inovação incremental, inovar é um elemento chave para a
competitividade, inovar para construir um mundo melhor”.
Fazer negócios com Google
Tiago
Nicastro, líder da Digital Moque.ca falou de Google, e especialmente de Google
Analytycs e Google Adwords (para anunciar). Google Analytycs permite verificar
se nossa página está dando certo, acompanhar os acessos em tempo real, quem é
seu público. “O conteúdo original é muito importante, ganha relevância no
sistema de busca e posicionamento“, explicou Tiago Nicastro, “os leads são os
que tem interesse em você, aproximação e formas de aumentar o tráfego”. O
Google Adwords funciona como uma venda direta, criada dentro da rede do Google
e Youtube. “A partir de R$ 500 por mês é possível obter 10 leads por dia, com
uma boa campanha segmentada, usando as palavras chaves corretas, o anúncio tem
que ser útil e na forma correta, aparecendo quando a pessoa está procurando
aquilo”. Nicastro indicou ainda o Google Keyword Planner para fornecer
palavras-chaves, para obter retornos acima do investimento.
Facebook e Linkedin
Marina
Lopes, chefe de Marketing e Midias Sociais da Moque.ca Digital explicou que o
Facebook é uma rede social feita de pessoas, com 1,79 bilhões no mundo e 108
milhões no Brasil (em 2014 eram 89 mi). “É importante estar dentro das redes
sociais porque seus consumidores estão lá, 88% dos donos das pequenas empresas
têm Facebook, como fazer negócios numa rede de relacionamentos?” questionou
Marina Lopes, “Perfis são para pessoas e páginas são para empresas, Facebook
está se inovando e este é seu segredo de longevidade, o mínimo de investimento
no Facebook é 1 Real”.
Marina citou cases de relacionamentos
exemplares entre empresas e consumidores e citou memes como o caso das lasanhas
Ceara com o gato Garfield que viralizou ao simular uma invasão na página da
Seara, “e conteúdo e a inovação geram Interação”, acrescentou Marina. A rede Linkedin, rede de relacionamentos
profissionais, também foi abordada por Marina, que ilustrou todas suas
potencialidades, “Linkedin tem 26 milhões de usuários no Brasil, país com maior
engajamento de conteúdo e 364 milhões de usuários em 200 países”, acrescentou
ela, “no Linkedin podem publicar matéria, apresentações de palestras, mas
sempre visando o perfil empresarial, nada de memes”.
Business
Design e Design Thinking
O presidente da Associação Brasileira
de Resorts e diretor geral do La Torre Resort, Luigi Rotunno, falou de Business
Design e Design Thinking, um processo criativo que estimula a colaboração e a
experimentação, para reduzir riscos no processo de inovação, ou seja uma nova
forma de montar e fazer empresas “Tem 6 princípios: centrado no ser humano,
holístico, orientado ao contexto, evolutivo (constante evolução), visual e
multidisciplinar”, explicou Luigi Rotunno, “quando é disruptivo acaba por
interromper o seguimento normal de um processo, ou fluxo, pegamos o exemplo de
Airbnb que com centenas de milhares de imóveis tornou-se a 3ª maior agência de
hospedagem do mundo”. De acordo com Rotunno, precisa colocar a pessoa no centro
da decisão, simplificar a solução do problema. “A sua ideia tem que ser
tecnicamente possível, financeiramente viável e principalmente desejável o
fator desejável é onde temos que começar”,
ressaltou ele.
Luigi Rotunno citou ainda cases de
sucesso, como Nespresso, que introduziu o conceito de café expresso em casa, e
Apple, que gera experiências desde a embalagem do Iphone, empresas onde o
Design Thinking é aplicado, “o Design Thinking integra disciplinas, para ter
uma visão a 360 º junta pessoas com conhecimentos diferentes, valendo-se de
empatia, colaboração e experimentação, as decisões são tomadas com outras
pessoas; o Design Thinking é utilizado por empresas como a Apple, a Coca Cola e
a Ford (+228% com Design Thinking)”, finalizou Rotunno, alertando “acostume-se
com a incerteza e a criar e capturar valor!” No final do evento foi anunciada a
realização de um próximo curso de Google, a ser ministrado em Porto Seguro.
Antonio
Alberghini / Mídia Mutá
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