MSG

DE TERÇA A SEXTA O ESPORTE COM LIGEIRINHO TEM ENCONTRO MARCADO NA PORTO BRASIL FM 88,7 OU NO WWWW.RADIO88FM.NET

NOTÍCIAS DO ESPORTE NA BAHIA, NO BRASIL E NO MUNDO.

PUBLICIDADE

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Árbitros baianos apreciam vídeos da FIFA sobre “Bola na Mão e Mão na Bola”

Por Comunicação FBF
Motivo de polêmica em jogos do Campeonato Brasileiro nos últimos meses, a regra que ficou conhecida como "bola na mão e mão na bola" foi tema de um encontro entre árbitros baianos na noite de quinta-feira (23). Na reunião, realizada no auditório da Federação Bahiana de Futebol (FBF), os profissionais do apito discutiram sobre as jogadas que vêm sendo alvo de reclamações de atletas e clubes do país.
 
Na oportunidade, foram apresentados vídeos com explicações do ex-árbitro e atual instrutor da FIFA, Jorge Larrionda. Na explanação, o uruguaio utilizava lances de competições como Copa do Mundo, Copa das Confederações e Mundial de Clubes para esclarecer quando é indicado marcar a infração.
 
Larrionda esteve no Brasil no início deste mês. O ex-árbitro participou de um encontro que reuniu a comissão de arbitragem da CBF, instrutores, representantes das 20 equipes da Série A e árbitros e ex-árbitros. Assim como nos vídeos apreciados pelos baianos, o objetivo foi elucidar a questão mão na bola ou bola na mão.
 
“Temos que dar aos árbitros elementos objetivos para tratar dessa situação. Esse é um tema importante e a FIFA quer tentar uma unificação das decisões dos árbitros em todo o mundo. Quando o jogador abre os braços, ele amplia o volume do corpo e assume o risco de a bola bater. Nesse caso, se ele bloquear a bola com a mão existe a infração. Se o movimento for natural, com os braços perto do corpo, não é falta, segue o jogo. O jogador pode fazer a ação defensiva sem usar o braço de forma irresponsável, ele tem que mostrar ao árbitro que não quer bloquear a bola com a mão”, disse o instrutor.
 
Participaram da reunião na FBF todos os profissionais de arbitragem do estado que fazem parte dos quadros da CBF, FIFA e da própria entidade local, além dos membros da Comissão Estadual de Árbitros de Futebol da Bahia (Ceaf-BA). O presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues, o atual vice, Manfredo Lessa, e o diretor de registros e eleito vice-presidente para o quadriênio 2015-2018, Ricardo Nonato marcaram presença e compuseram a mesa diretora do evento.
 
Ceaf - Após a apresentação dos vídeos, a diretoria da FBF deu posse à nova comissão de arbitragem da entidade. A partir da agora, a Ceaf-BA será composta por Wilson Paim, que se mantém presidente e diretor do Departamento de Arbitragem; Belmiro da Silva, novo vice-presidente e responsável por toda a estrutura técnica da arbitragem, como formação, aprimoramento e reciclagem dos árbitros; Tânia Regina, nova secretária e os membros Kléber Moradillo e Paulo Celso Bandeira.

Ceaf-BA: Wilson Paim, Belmiro da Silva, Tânia Regina e Kléber Moradillo

Nenhum comentário:

Postar um comentário