Radio Ao Vivo

MSG

DE TERÇA A SEXTA O ESPORTE COM LIGEIRINHO TEM ENCONTRO MARCADO NA PORTO BRASIL FM 88,7 OU NO WWWW.RADIO88FM.NET

NOTÍCIAS DO ESPORTE NA BAHIA, NO BRASIL E NO MUNDO.

PUBLICIDADE

quinta-feira, 7 de março de 2019

Categoria indígenas é um dos destaques da Meia Maratona do Descobrimento

Desde a primeira edição da Meia Maratona do Descobrimento, em 2016, foi criada uma categoria específica para corredores indígenas, já que Porto Seguro é uma cidade que abriga diversas reservas em seu entorno. O objetivo dos organizadores é promover a integração entre os índios e os demais corredores.
Categoria indígenas é um dos  destaque Meia Maratona do Descobrimento

“Porto Seguro tem 20 aldeias e muita gente não tem esse conhecimento. A partir do momento em que temos mais parceiros, são mais pessoas para lutar pela causa:  a demarcação do território, a preservaçã da cultura e os nossos direitos ”, afirma Luzia Pataxó, Superintendente de Assuntos Dos Povos Indígenas de Porto Seguro. “Participávamos apenas dos Jogos Indígenas, não tínhamos tradição em eventos como a Meia Maratona do Descobrimento. A vantagem dessa corrida é despertar o interesse de competição, que não é comum entre os indígenas”, completa.

Categoria indígenas é um dos  destaque Meia Maratona do Descobrimento

Karkaju Pataxó, Consultor para Eventos Indígenas de Porto Seguro  afirma que no primeiro ano apenas cinco indígenas correram a prova, mas que esse número vem crescendo ao longo das edições. “De 2017 em diante tivemos mais interessados do que vagas e vieram, inclusive, tribos de fora da Bahia. A Aldeia Velha, de Arraial D’ajuda, tem uma equipe dedicada ao atletismo e eles sempre se destacam”, afirma Karkaju, que é graduado em Ciências Sociais e Humanidades pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Categoria indígenas é um dos  destaque Meia Maratona do Descobrimento

“A Meia Maratona do Descobrimento é o primeiro evento de corrida do Brasil que cria uma categoria específica para nós. As pessoas têm curiosidade em saber como a gente vive, como são os costumes e o evento é uma ótima oportunidade de estreitarmos as relações”, completa Karkaju. Na primeira edição ele correu como forma de prestigiar os organizadores, não obteve uma boa colocação e esse ano promete fazer diferente. “Vou treinar mais para não chegar em último de novo”, brinca o Pataxó.
Categoria indígenas é um dos  destaque Meia Maratona do Descobrimento

Para Antônio Vidal, um dos responsáveis pela Vida Sport, empresa organizadora da Meia Maratona do Descobrimento, a categoria indígena é uma oportunidade para os atletas de outras regiões conhecerem de perto a cultura indígena pataxó. “Porto Seguro é rodeado de aldeias, e isso nos motivou a criar uma categoria especifica para os indígenas, o legal é que essa mistura na prova fortalece o laço entre as atletas, valorizando a miscigenação da cultura baiana, e o importante também é que estamos incentivando o atletismo nas comunidades indígenas” relata Vidal.

Categoria indígenas é um dos  destaque Meia Maratona do Descobrimento

Para a categoria indígena a inscrição é gratuita e haverá uma premiação específica em dinheiro para os três melhores colocados entre os homens e as mulheres, além de troféus. A Meia Maratona do Descobrimento possui distâncias de 21, 10 e cinco quilômetros de corrida, além de uma caminhada de três quilômetros.
As inscrições para a categoria indígenas serão feitas na Superintendência de assuntos indígenas, na rua Manoel Fernandes de Almeida 171, ou diretamente  com o Coordenador da Categoria..
Superintendente:  
 Luzia Pataxó: 73 999874010
Coordenação da categoria:
Karkaju Pataxó 73 988748567

A Meia Maratona do Descobrimento é uma realização da Vida Sport, com patrocínio de Ondas Praia Resort, Cambuí Supermercados, apoio da TV Santa Cruz, Forma Multimarcas, Prefeitura de Porto Seguro e Programa Faz Atleta do Governo da Bahia. A prova possui chancela da FBA (Federação Baiana de Atletismo) e tem medição oficial de percurso feita pela CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo). Mais informações e inscrições no site oficial: www.meiamaratonadeportoseguro.com.br.
Fonte:  POR ALEXANDRE KODA DIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário